Banner Hyflex Site CTDE.png

A RÁPIDA ASCENSÃO DAS AULAS HÍBRIDAS NAS ESCOLAS

Notebook_Windows_300e_Still_Life_Teacher_Presenting_To_Class_v04.png

Com o surgimento da pandemia, escolas de todo Brasil tiveram que trabalhar incansavelmente para fornecer aos professores e alunos um ambiente de aprendizagem seguro e com aulas remotas / híbridas com projetos que minimizassem a lacuna entre o presencial e o on-line.

 

Porém, mesmo com todas as novas tecnologias que foram apresentadas após a pandemia, estabelecer uma infraestrutura operacional fará com que educadores busquem soluções que possam fornecer simplicidade, flexibilidade e implementação rápida para estarem à frente das mudanças que as aulas híbridas exigem.

 

CONCEITO DE AULA HÍBRIDA E HYFLEX

O ensino híbrido conhecido também como b-learning é o modelo de ensino que combina o aprendizado presencial tradicional com o aprendizado online. Em inglês, é chamado de hybrid ou blended, de “misturado”. É uma metodologia que promove a interação em sala de aula e também o uso da tecnologia e de ambientes virtuais. Já o modelo hyflex surgiu pelas necessidades de distanciamento em sala (e consequente inabilidade de acomodar todos os alunos em uma mesma sala) e também pela insegurança de alguns pais em enviar seus filhos para as aulas. Apesar de não ser um dos 7 modelos reconhecidos como ensino híbrido, ele tem sido chamado dessa forma por conciliar o virtual com o presencial.

Algumas teorias ajudam a entender um pouco melhor o funcionamento desse modelo que pode parecer desafiador de primeira. A primeira teoria se chama Hyflex learning (Brian Beatty, 2012). O nome é uma mistura de hybrid (híbrido) + flexible (flexível), e seu objetivo é fazer com que os alunos tenham experiências equivalentes, seja presencialmente ou online de forma síncrona (ao vivo) ou assíncrona (no tempo do aluno). O hyflex é uma solução flexível para as escolas que estão sendo desafiadas por questões de espaço de sala de aula ou orçamento.

Desenho 01_edited_edited_edited.png

SOLUÇÕES DA COSMOTED PARA AULAS HÍBRIDAS

A Cosmoted e seus parceiros estão empenhados em apoiar aqueles que ensinam em um mundo em constante mudanças. Independente do conhecimento técnico dos docentes, nosso objetivo é oferecer experiências fáceis e agradáveis de serem usadas e compartilhadas.

Desenho 06_edited_edited_edited_edited_e
 

PARCEIROS GIGANTES COMO OS PLANETAS

BenQ-Logo.wine.png

BenQ é líder na venda de projetores e telas interativas. Como nossa parceira, criamos um conjunto de soluções inovadoras para educação.

2.png

XP-Pen é uma das maiores empresas de mesas interativas do mundo. Com diversos modelos oferece praticidade para professores e alunos.

4.png

Gobootech é uma empresa com experiência em salas interativas. Com sua caneta 3D leva um universo de conhecimento para as escolas de todo o Brasil

3.png

Lenovo possui o que há de melhor em computadores para a educação. Aqui na Cosmoted você encontra os melhores preços para a sua escola

5.png

Logitech é líder mundial em webcam. Ajudamos você na escolha do modelo ideal para as suas salas de aula com os melhores preços do mercado.

FORMAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS DE APRENDIZAGEM

O modo síncrono se trata de um formato de entrega, onde todos os participantes estão executando o treinamento ao mesmo tempo. Como exemplo de atividades síncronas podemos citar os webinars, as salas de aula, bate-papos em fóruns de discussões, etc.

 

A vantagem deste modo é que os estudantes não atuando de forma isolada, podem iniciar uma discussão em grupo, gerando uma grande troca de informações em tempo real.

 

Já o modo assíncrono é um formato onde cada aluno pode acessar módulos de aprendizagem em seu próprio tempo e velocidade.

 

A vantagem deste modo, além da flexibilidade para o aluno de estudar em qualquer momento, é que ele tem mais tempo para avaliar o conteúdo que recebeu e pensar em perguntas a serem feitas.

 

Desta maneira, os alunos não se sentem pressionados a fazê-lo naquele dado momento.

QUAIS AS VANTAGENS DO BLENDED LEARNING

checklist.png
checklist.png
checklist.png
checklist.png
checklist.png
checklist.png

Maior integração entre os participantes, resultando em troca de experiências.

Possibilidade de desenvolver dinâmicas coletivas;

Redução de custos com a formação de grupos, permitindo que toda uma turma inicie o curso e termine no mesmo prazo;

Melhor capacidade de avaliação dos alunos;

Possibilidade de realizar trabalhos de campo e visitas técnicas a locais de interesse;

Humanização da relação entre a instituição-professor-aluno;

Melhores resultados de aprendizagem dentro de prazos estabelecidos, com meios mais diversificados e colaboração entre os alunos mais intensa.

Entre em contato com a Cosmoted e receba atendimento exclusivo para conhecer e avaliar nossas soluções sem compromisso.

Fontes: Textos adaptados dos sites edools, hotcourses e ibeu.

FAÇA CONTATO E RECEBA TREINAMENTOS EXCLUSIVOS

Desenho 03_edited.png
Desenho 02_edited.png
Profissão

Obrigado pelo envio!

Desenho 07_edited.png